Logo - CBDEL.png

A CBDEL

Somos a entidade de administração dos esportes eletrônicos (esports) no Brasil. Tendo o atleta de esports como nosso foco principal, criamos, regulamentamos e operamos o esporte eletrônico institucional em todas as suas categorias.

MISSÃO E VALORES

Tornar o esporte eletrônico a categoria desportiva de maior amplitude, pratica e retorno social e economico para os atletas e praticantes a nível nacional e com alcance internacional.

Utilizar o esporte eletrônico como ferramenta (como todos os desportos, educação e cultura), de formação do cidadão, elevando seu potencial profissional, de aprendizado cultural e educacional.

COMPREENDE-SE COMO ESPORTE ELETRÔNICO DA CBDEL

Através de seus vários departamentos e competências, apoiará e criará programas de incentivo à bolsa atleta também nos âmbitos federal, estadual e municipal e outros programas de apoio financeiro ao atleta.

  • O ESPORTE ELETRÔNICO EDUCACIONAL

  • O ESPORTE ELETRÔNICO DE ALTO RENDIMENTO

  • O ESPORTE ELETRÔNICO DE PARTICIPAÇÃO

De maneira não excludentes entre si, articulados de forma equânime em uma estrutura aberta, democrática e descentralizada que envolve os municípios, os estados e a união, nos âmbitos públicos e privado, primando pela participação de toda a sociedade.

Também é de propósito da CBDEL estabelecer programas esportivos e de lazer para/nas/com comunidades, instituições de ensino públicas e particulares junto às ligas e federações , com intuito de abranger várias classes sociais, favorecendo o acesso e permanência do cidadão escolar e não escolar em espaços que oportunizem práticas sistematizadas e/ou não sistematizadas como elemento de convivência positiva; inclusive no uso dos equipamentos públicos e/ou privados de seu território (escolas, unidades de saúde, autarquias, empresas).

A CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil. Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país.

Fundada em 09 de agosto de 1939 por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a CBDU foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

COMPETIÇÕES E EVENTOS

Até 2018, três eventos faziam parte do calendário da CBDU: a Liga Do Desporto Universitário – LDU e a Copa Brasil Universitária De Futebol Feminino – CBUFF. A LDU aconteceu de 2006 a 2017, e funcionava anualmente com 15 competições distribuídas entre março e dezembro. Sediados em várias cidades brasileiras, os eventos da LDU abrangeram várias modalidades esportivas e movimentaram mais de 4 mil atletas de todo o país.

Já a CBUFF foi lançada em 2014, em parceria com o Ministério do Esporte. A segunda edição do campeonato, em 2015, foi considerada o maior campeonato de futebol feminino do Brasil. Também em 2015 aconteceu o Beach Games Internacional, com o apoio e chancela da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e da FISU America.

 

Jogos Universitários Brasileiros – JUBs

Desde 2018, todas as competições do calendário recebem o nome de JUBs, que juntas formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. No JUBs Conferências, o primeiro colocado de cada Fase Estadual disputa o título regional. Aqui, participam as modalidades de quadra: basquete, futsal, voleibol e handebol. Ao todo são 4 Conferências Regionais: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

No JUBs Modalidades, 22 modalidades esportivas são divididas em 5 eventos ao longo do ano: JUBs Futebol, JUBs Rugby 7, JUBs Praia, JUBs Lutas e JUBs Futebol 7 Society, Basquete 3×3, Raquetes e Xadrez.

Logo-CBDU-Completa-Branca.png